Estimulação Cerebral Pode Melhorar a Teoria da Mente em Autistas

Um estudo recente explorou o potencial da estimulação cerebral não invasiva para aprimorar a Teoria da Mente (ToM) em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Teoria da Mente é a capacidade de compreender que outras pessoas têm crenças, desejos e intenções que podem ser diferentes das nossas, e é fundamental para a interação social. Indivíduos com TEA frequentemente apresentam dificuldades nessa área, o que pode impactar suas relações e comunicação.

A pesquisa, publicada na revista Neuromodulation, investigou os efeitos da estimulação theta-burst na junção temporoparietal direita (rTPJ), uma região do cérebro que desempenha um papel crucial na ToM. Os participantes receberam diferentes tipos de estimulação: contínua (cTBS), intermitente (iTBS) e uma estimulação placebo (sham). Os resultados mostraram que tanto a cTBS quanto a iTBS melhoraram significativamente a ToM implícita em comparação com a estimulação placebo. A ToM implícita refere-se à capacidade de compreender as intenções dos outros de forma automática, sem a necessidade de um raciocínio consciente.

Esses achados sugerem que a estimulação da rTPJ pode ser uma ferramenta promissora para auxiliar pessoas com TEA a desenvolverem suas habilidades de mentalização. A melhora na Teoria da Mente implícita pode facilitar a compreensão das emoções e intenções alheias, promovendo interações sociais mais eficazes e significativas. Embora mais pesquisas sejam necessárias, este estudo abre portas para novas abordagens terapêuticas que visam aprimorar a qualidade de vida de indivíduos com TEA e outras condições que afetam a ToM.

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