Compreender como as crianças interpretam o mundo ao seu redor, especialmente as intenções e crenças dos outros, é um aspecto crucial do desenvolvimento social e cognitivo. Essa habilidade, conhecida como Teoria da Mente (ToM), permite que as crianças naveguem pelas complexidades das interações sociais e compreendam o comportamento humano. Um estudo recente investigou as habilidades de ToM em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), revelando nuances importantes sobre a relação entre linguagem e cognição social.
A pesquisa envolveu crianças de 5 a 6 anos, divididas em quatro grupos: crianças com TDL, crianças com TEA e dificuldades de linguagem (TEA-DL), crianças com TEA e habilidades linguísticas típicas (TEA-LT) e um grupo de desenvolvimento típico. Os pesquisadores avaliaram a compreensão de termos mentais, como saber, pensar e achar, além de avaliar as habilidades de ToM por meio de tarefas específicas. Os resultados mostraram que as crianças com desenvolvimento típico obtiveram as pontuações mais altas nas tarefas de ToM, seguidas pelas crianças com TEA-LT, TEA-DL e, por último, as crianças com TDL.
Um achado interessante foi a semelhança no desempenho entre os grupos TEA-DL e TDL nas tarefas de ToM, sugerindo que as dificuldades de linguagem podem impactar significativamente o desenvolvimento da Teoria da Mente, independentemente da presença de autismo. Além disso, a compreensão de termos mentais desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da ToM, destacando a forte ligação entre habilidades linguísticas e a capacidade de compreender e interpretar os estados mentais dos outros. Este estudo reforça a importância de intervenções precoces que visem o desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais em crianças com TEA e TDL, a fim de promover um desenvolvimento social e cognitivo mais saudável.
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