Autonomia no aprendizado: Estudo revela prontidão de estudantes de medicina

A aprendizagem autodirigida (SDL, na sigla em inglês) é uma técnica de aprendizado ativo que visa desenvolver habilidades cognitivas superiores e aumentar a autoeficácia dos estudantes. Diferente dos métodos tradicionais, no SDL, a responsabilidade pelo aprendizado recai primariamente sobre o aluno, incentivando a proatividade e a busca por conhecimento.

Um estudo recente investigou a prontidão e as reflexões de estudantes de medicina em relação ao SDL. A pesquisa transversal observacional envolveu 208 alunos do primeiro e terceiro anos, que responderam a questionários sobre sua percepção e preparo para o aprendizado autodirigido. Os resultados mostraram que os alunos do terceiro ano demonstraram maior prontidão para o SDL em comparação com os do primeiro ano. Especificamente, cerca de 86,53% dos estudantes do terceiro ano responderam positivamente à prontidão para o SDL, enquanto essa taxa foi de aproximadamente 76,92% entre os estudantes do primeiro ano.

O estudo também identificou desafios na implementação bem-sucedida do SDL. A maioria dos alunos, cerca de 95,19%, apontou restrições de tempo e a necessidade de planejamento extensivo e habilidades de pesquisa como os maiores obstáculos. Apesar desses desafios, os resultados sugerem que o SDL tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades essenciais para futuros médicos, como a capacidade de aprender continuamente e aplicar o conhecimento na prática clínica. A pesquisa conclui que os alunos do terceiro ano demonstraram maior prontidão em todas as três áreas avaliadas: motivação para aprender, planejamento e implementação e habilidades de comunicação interpessoal.

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