Competências Sociais e Emocionais em Crianças com Autismo e/ou Deficiência Intelectual: Um Estudo Detalhado

Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) frequentemente enfrentam desafios significativos no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Um estudo recente investigou as diferenças nas competências sociais e emocionais entre crianças com TEA, crianças com DI e crianças que apresentam ambas as condições (TEA/DI comórbido).

A pesquisa envolveu a avaliação, pelos pais, das competências sociais e emocionais de 177 crianças em idade escolar. Os participantes foram divididos em três grupos: crianças com TEA (50), crianças com DI (84) e crianças com TEA/DI comórbido (43). Foi utilizado o instrumento Devereux Student Strengths Assessment (DESSA), que avalia oito competências socioemocionais chave. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas nas competências sociais e emocionais entre crianças com TEA e crianças com DI. No entanto, ao comparar o grupo comórbido com o grupo com DI, os pais relataram níveis significativamente mais baixos de autoconsciência, consciência social, habilidades de relacionamento e pensamento otimista em seus filhos.

Esses achados destacam a importância de intervenções personalizadas para o aprendizado social e emocional de crianças com TEA, DI e TEA/DI comórbido. A necessidade de abordagens individualizadas considera fatores como o tipo de escola frequentada, o nível de deficiência intelectual e a complexidade do funcionamento das crianças com TEA. O objetivo final é apoiar o desempenho dessas crianças em atividades diárias, tanto em casa quanto na escola e em interações com seus pares, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar geral. Intervenções direcionadas podem fortalecer habilidades específicas e promover uma maior integração social e emocional.

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