Ferramenta para Supervisores Aprimora o Uso de Intervenções Comportamentais em Autismo

A implementação de intervenções baseadas em evidências para crianças autistas é crucial, mas a avaliação da fidelidade dessas intervenções muitas vezes fica negligenciada em ambientes comunitários. Para solucionar essa lacuna, pesquisadores desenvolveram e avaliaram um toolkit de treinamento para supervisores, visando apoiar o uso de uma intervenção comportamental naturalística chamada Pivotal Response Training (PRT).

O estudo utilizou um design de linha de base múltipla não concorrente para avaliar a viabilidade, aceitabilidade e impacto do toolkit. Este incluía uma ferramenta de avaliação da fidelidade da intervenção PRT, acompanhada de um pacote de estratégias de coaching, feedback e implementação para apoiar o treinamento de profissionais. Participaram supervisores (n=5), provedores (n=17) e crianças autistas (n=17). Os resultados apontaram para altos níveis de adesão e satisfação com o toolkit.

O treinamento dos supervisores no uso do toolkit se mostrou eficaz para apoiar a maioria dos profissionais no uso bem-sucedido de componentes mais complexos do PRT. O impacto geral na implementação do PRT pelos profissionais variou. A pesquisa contribui para a literatura sobre estratégias eficazes de desenvolvimento profissional para treinar profissionais em intervenções comportamentais naturalísticas baseadas em evidências. A integração do treinamento no uso de uma ferramenta de fidelidade, com o planejamento, o coaching e as estratégias de implementação para apoiar o processo, pode melhorar a qualidade do treinamento e justifica mais pesquisas.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima