A inclusão de vozes de crianças e adolescentes em pesquisas e discussões sociais ainda é um desafio, especialmente quando se trata de suas experiências de aprendizado. Um estudo recente, publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders, buscou dar voz a estudantes autistas, investigando suas vivências em salas de aula de escolas secundárias na Holanda e no México. O foco da pesquisa foi entender como esses alunos percebem o apoio à autonomia, a estrutura, o envolvimento e as interações em sala de aula oferecidos por seus professores.
Utilizando entrevistas com estímulo de vídeo (VSR), os pesquisadores gravaram os pensamentos e reações emocionais de 13 estudantes enquanto assistiam a vídeos de duas de suas aulas. Essa abordagem permitiu capturar nuances importantes sobre o que realmente afeta o aprendizado desses alunos. A análise qualitativa dos dados revelou que, embora as reações ao apoio à autonomia fossem variadas, todos os participantes valorizavam diferentes tipos de estrutura fornecidos pelos professores. Essa estrutura aumentava a confiança dos alunos em alcançar seus objetivos e promovia uma sensação de domínio.
Um ponto crucial identificado no estudo foi o medo de cometer erros, especialmente devido a possíveis reações negativas dos colegas. Professores que se mostraram acessíveis, compreensivos e solidários fizeram uma grande diferença para esses estudantes. Além disso, os participantes autistas dependiam tanto do professor quanto das interações com os colegas para obter clareza sobre as tarefas e avançar no aprendizado. As descobertas ressaltam a importância de considerar as necessidades individuais dos alunos autistas e de promover um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, onde a estrutura e o apoio emocional são prioridades.
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