Anatomia na Formação Médica: Uma Análise da Avaliação no Ensino Pré-Clínico

A avaliação do conhecimento em anatomia desempenha um papel crucial no desenvolvimento do raciocínio crítico e das habilidades analíticas dos futuros médicos, especialmente durante a fase pré-clínica da graduação. Uma revisão abrangente explorou a fundo os elementos de utilidade empregados na avaliação da anatomia, buscando compreender melhor como essas práticas contribuem para a formação médica.

A pesquisa, conduzida seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI), analisou dados de diversas fontes, incluindo as bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, Wiley Online e EBSCOHost. A análise revelou uma ênfase significativa na avaliação das competências cognitivas em anatomia, enquanto as habilidades psicomotoras e afetivas recebem menor atenção. Este cenário aponta para a necessidade de uma abordagem mais equilibrada na avaliação, que contemple todas as dimensões do aprendizado.

O estudo também identificou lacunas importantes, como a necessidade de explorar mais a fundo a validade das evidências, os métodos de avaliação, a relação custo-benefício e o impacto educacional das avaliações. Além disso, foram destacados desafios na implementação de avaliações formativas em conjunto com as avaliações somativas, dificuldades na avaliação das habilidades psicomotoras e a natureza subjetiva da avaliação das competências afetivas. Superar estes desafios e investir em ferramentas de avaliação inovadoras pode aprimorar significativamente a qualidade do ensino de anatomia e preparar os estudantes de medicina para os desafios de suas futuras carreiras.

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