Um estudo recente investigou a relação entre traços do Distúrbio de Coordenação do Desenvolvimento (DCD) e problemas emocionais e comportamentais em crianças pré-escolares. A pesquisa, realizada no Japão, considerou a influência de traços autistas, buscando esclarecer se as dificuldades de coordenação motora contribuem para esses problemas de forma independente.
O estudo envolveu pais de 277 crianças que passaram por exames físicos escolares. Os pais responderam a questionários que avaliavam traços de DCD, traços autistas e problemas emocionais/comportamentais. Os resultados indicaram que, mesmo após controlar a influência dos traços autistas, crianças com maiores traços de DCD apresentavam maior probabilidade de ter problemas de conduta, hiperatividade/desatenção e dificuldades de relacionamento com colegas, além de menor comportamento pró-social.
Esses achados reforçam a importância de identificar e apoiar crianças com dificuldades de coordenação motora. A intervenção precoce, visando mitigar os traços de DCD, pode não apenas melhorar as habilidades motoras, mas também prevenir o surgimento de problemas emocionais e comportamentais. Este estudo destaca a complexa interação entre desenvolvimento motor e bem-estar emocional na infância, sublinhando a necessidade de uma abordagem abrangente no cuidado com a saúde infantil.
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