A promoção da atividade física regular entre adolescentes é um desafio global, especialmente considerando a tendência de diminuição dos níveis de atividade com o aumento da idade. Conscientes disso, pesquisadores têm se dedicado a identificar fatores psicológicos que influenciam o comportamento dos jovens em relação ao exercício. Um estudo recente propõe uma abordagem inovadora, focando na capacitação de professores de Educação Física para motivar seus alunos.
O projeto em questão consiste em um programa de intervenção de três meses, combinando encontros presenciais e recursos online, direcionado a professores de Educação Física. O objetivo central é desenvolver habilidades nos docentes para que ofereçam maior suporte à autonomia, competência e relacionamento de seus alunos. A iniciativa busca, assim, criar um ambiente de aprendizado mais engajador e propício à prática de atividades físicas. A eficácia do programa será avaliada em diferentes momentos ao longo dos três meses.
Espera-se que, após a implementação do programa, os alunos do grupo experimental apresentem maior motivação intrínseca para a atividade física e, consequentemente, se tornem mais ativos fisicamente, conforme mensurado por acelerômetros. Além disso, a pesquisa investigará os efeitos específicos das intervenções de suporte à autonomia, competência e relacionamento na motivação e no nível de atividade dos estudantes. Os resultados deste estudo podem fornecer *insights* valiosos para a formação de professores de Educação Física, contribuindo para o aumento da motivação e do envolvimento dos adolescentes com a atividade física, promovendo assim uma vida mais *saudável* e ativa.
Origem: Link