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Uma revisão scoping mapeou evidências sobre fatores de risco e proteção associados ao desenvolvimento na primeira infância em crianças brasileiras. Foram analisadas publicações de 2015 a 2024 em bancos de dados como PubMed, Embase, BVS, Cochrane, APA PsycNet e ProQuest Library, além de literatura cinza. A busca incluiu descritores como “criança pré-escolar” OU “lactente” OU “pediátrico” E (“desenvolvimento infantil” OU “saúde mental” OU “orientação infantil”) E (“Fatores de proteção” OU “Fatores de risco”). Entre 6.812 documentos, 24 foram incluídos na análise, fornecendo informações sobre autor principal, ano de publicação, desenho do estudo, local, participantes (número e idade) e fatores de risco e proteção identificados.
Foram identificados 43 fatores de risco e 15 fatores de proteção. Os fatores de risco mais frequentemente citados foram vulnerabilidade socioeconômica, baixo nível de escolaridade dos pais, sexo masculino e gravidez na adolescência. Em contrapartida, os fatores de proteção mais citados incluíram ambiente de apoio, maior renda familiar e maior escolaridade materna. Concluiu-se que o desenvolvimento na primeira infância em crianças brasileiras é positivamente influenciado por fatores como ambiente familiar de apoio, maior renda e escolaridade materna. Por outro lado, baixo nível de escolaridade dos pais, gravidez na adolescência e sexo masculino impactam negativamente este desenvolvimento.
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