“Procrastinação, Gerenciamento de Tempo e Autoeficácia em Estudantes Universitários”

Um estudo investigou as diferenças nos níveis de procrastinação, gerenciamento de tempo e autoeficácia entre estudantes universitários, considerando o sexo e o período de graduação. A pesquisa também analisou a capacidade da autoeficácia em prever o gerenciamento do tempo e a procrastinação. Participaram 800 estudantes, utilizando-se a Escala de Motivos para Procrastinação Acadêmica, o Inventário de Gerenciamento de Tempo e a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior. Foram aplicados testes MANOVA com testes t post-hoc e um modelo de equação estrutural.

Os resultados mostraram que a autoeficácia previu com sucesso os comportamentos de procrastinação e gerenciamento de tempo. Observou-se maior taxa de procrastinação em mulheres no final do curso em comparação com as iniciantes, e uma taxa menor de procrastinação em estudantes do sexo masculino do que em estudantes do sexo feminino. O estudo conclui enfatizando a importância de programas para promover essas habilidades entre estudantes universitários. A pesquisa destaca a relação entre autoeficácia, procrastinação e a gestão do tempo acadêmico, evidenciando a necessidade de intervenções que promovam a autoconfiança e habilidades de organização para o sucesso acadêmico.

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