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Uma pesquisa realizada com 319 estudantes universitários catalães, com idades entre 18 e 36 anos, investigou as preferências e aversões dos alunos em relação aos estilos de liderança docente. O estudo utilizou as Escalas de Preferências e Aversões a Estilos de Liderança Docente (EPALD), que avaliam três estilos: democrático, autocrático e laissez-faire. A análise dos resultados revelou um excelente ajuste dos dados ao modelo de três fatores, confirmando a validade das escalas para medir essas preferências.
Os resultados mostraram uma clara preferência dos estudantes por um estilo de liderança predominantemente democrático. A pesquisa indica que os estilos autoritário, democrático e laissez-faire são construtos úteis para investigar as percepções dos alunos sobre a prática docente, permitindo a identificação de comportamentos desejáveis e indesejáveis por parte dos professores. A compreensão dessas preferências é crucial para aprimorar a qualidade do ensino e a experiência acadêmica dos estudantes, considerando as mudanças nas gerações e valores contemporâneos.
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