“O Conhecimento de Alunos do Ensino Médio Sobre a História do Esporte”

Uma pesquisa recente analisou o conhecimento de alunos do ensino médio sobre a história do esporte. Foram entrevistados 148 estudantes de escolas públicas do noroeste do Paraná, utilizando-se um questionário específico. A análise dos resultados, embasada na teoria crítica da sociedade, revelou aspectos interessantes sobre a compreensão dos alunos a respeito da evolução do esporte ao longo da história.

Os resultados indicaram uma fragmentação na percepção dos alunos sobre as diferentes práticas esportivas de diferentes épocas. Eles demonstraram dificuldades em conectar as regras, técnicas, níveis de violência e significados atribuídos às práticas esportivas em diferentes períodos históricos. Observa-se um predomínio da associação do esporte à Antiguidade, com uma menor compreensão de sua evolução e importância como um fenômeno contemporâneo. Essa visão, influenciada pela indústria cultural, pode dificultar uma reflexão crítica sobre a violência presente em algumas práticas esportivas e sua relação com a dominação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima