“Mulheres Líderes na Educação Superior: Desafios e Experiências”

Apesar da maior proporção de mulheres na educação superior no Brasil, elas ainda enfrentam desvantagens no ambiente de trabalho. Um estudo analisou as experiências de mulheres líderes em instituições de ensino superior brasileiras, utilizando um design fenomenológico com Narrativas Compreensivas. Os resultados foram organizados em três eixos: (a) Sou professora, sou gestora; (b) A relação entre trabalho e vida pessoal; e (c) Superando paradigmas sociais e organizacionais.

O estudo revelou que o ensino é considerado uma identidade profissional, com gestão e liderança sendo secundárias. Apesar da alta qualificação e nível cultural, as mulheres ainda sofrem com preconceitos e barreiras de gênero. A maternidade se apresenta como um dos principais dilemas entre a vida profissional e pessoal, porém, o apoio do marido surge como um fator que alivia o estresse. A pesquisa levanta a questão se as mulheres estão menos interessadas em assumir papéis de liderança ou se a combinação de condições organizacionais, culturais e sociais limita suas oportunidades. A complexa interação entre carreira e vida familiar, somada aos desafios de romper com estruturas tradicionais, configura um cenário que precisa ser melhor compreendido para promover a equidade de gênero na liderança acadêmica.

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