“Mobilidade em crianças pré-escolares com e sem Síndrome de Down”

Um estudo exploratório transversal comparou a mobilidade de crianças pré-escolares com e sem Síndrome de Down (SD). Participaram 38 crianças: 19 com SD e 19 com desenvolvimento típico (DT). Foram utilizados o teste de caminhada de 10 metros e o teste Timed Up and Go (mTUG) modificado para avaliar a mobilidade. A função cognitiva e a idade de aquisição da marcha foram consideradas fatores explicativos, avaliadas por meio de testes específicos. Modelos de regressão linear múltipla foram empregados na análise dos dados.

As crianças com SD apresentaram velocidade de marcha mais lenta (p=0,0001) e levaram mais tempo para completar o teste mTUG (p=0,0001) em comparação ao grupo com desenvolvimento típico. A pontuação no teste de triagem da função cognitiva e a idade de aquisição da marcha explicaram parcialmente a variabilidade na velocidade da marcha (R² = 0,52; p = 0,0001) e no tempo para completar o teste mTUG (R² = 0,68; p = 0,0001). Em resumo, o estudo demonstra que crianças com SD apresentam mobilidade reduzida em comparação com crianças do grupo de desenvolvimento típico, sendo a idade de aquisição da marcha e a função cognitiva fatores relevantes a serem considerados nesse contexto.

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