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Um estudo recente avaliou a consistência da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em diferentes grupos, verificando se a escala se mantém invariante em relação ao sexo, tipo de escola e nível educacional dos participantes. A pesquisa utilizou uma amostra de 2.148 estudantes do ensino fundamental II, médio e superior, de escolas públicas e privadas. A análise multigrupo confirmatória de fatores foi empregada para verificar a invariância da EABAP, avaliando se a estrutura da escala se mantinha similar entre os diferentes grupos comparados.
Os resultados indicaram invariância configural, métrica e parcialmente escalar para a variável sexo; invariância configural, métrica parcial e escalar parcial para o nível educacional; e invariância configural, métrica parcial e escalar para o tipo de escola. Isso sugere que a EABAP apresenta uma estrutura semelhante nos grupos analisados, permitindo comparações entre as médias das variáveis latentes medidas pela escala. Em outras palavras, a escala parece medir o mesmo construto de forma consistente, independentemente do sexo, tipo de escola e nível de ensino dos respondentes, dentro dos limites apresentados pelo estudo.
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