“Instrumentos para Avaliar o Apoio Parental à Prática de Atividade Física em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Scoping”

Um estudo revisou os instrumentos utilizados para avaliar o apoio parental à atividade física em crianças e adolescentes. A pesquisa, que abrangeu artigos disponíveis até abril de 2022, analisou questionários, inventários e perguntas utilizados para avaliar esse apoio em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, incluindo a avaliação de barreiras relatadas pelos pais ou responsáveis para não oferecerem suporte. De um total inicial de 1739 artigos, 21 foram selecionados para a síntese do estudo. A maioria das amostras avaliadas era composta por meninas e mães.

Entre os resultados, observa-se que 11 estudos de 5 continentes utilizaram questionários, inventários ou perguntas para avaliar o apoio parental. O coeficiente de correlação intraclasse foi a medida mais utilizada para avaliar a confiabilidade dos instrumentos (10 estudos), enquanto o alfa de Cronbach foi o mais usado para avaliar a consistência interna (13 estudos). A conclusão importante é que apenas um instrumento foi construído respeitando as propriedades psicométricas adequadas. Os autores recomendam que se considere a importância de seguir o processo de evidências de validade do instrumento ao desenvolver ou adaptar novos instrumentos para essa avaliação.

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