“Currículo Escolar Inclusivo: Valorizando a Diversidade Sexual e de Gênero”

Uma pesquisa recente investigou a produção de um currículo escolar que valorize a diversidade sexual e de gênero em um instituto federal. Utilizando o conceito de trajetórias de vida como base teórica, metodológica e política, a pesquisa entrevistou 16 indivíduos com experiência profissional em Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual de um Instituto Federal Sul-rio-grandense. A análise das entrevistas revelou como esses núcleos atuam na articulação de processos políticos que influenciam mecanismos pedagógicos, promovendo questionamentos e/ou a manutenção de redes de sentidos sobre a diversidade.

Os resultados apontam que esses núcleos funcionam como espaços de abertura e fortalecimento político-pedagógico para os debates sobre gênero e sexualidade nos institutos federais. A pesquisa destaca a importância de compreender como esses currículos são construídos e os impactos que têm na formação de estudantes em um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. A metodologia empregada e a análise dos dados oferecem valiosas contribuições para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes e comprometidas com a diversidade.

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