“Assistência Social na Formação de Psicólogos: Uma Análise da Região do Recôncavo Baiano”

Um estudo recente analisou os currículos dos cursos de Psicologia no Recôncavo Baiano para avaliar a integração da assistência social na formação dos futuros profissionais. A pesquisa, baseada em dados do CensoPsi de 2022, que revelou um expressivo número de psicólogos atuando na área social (20,1%), buscou identificar como os projetos pedagógicos dos cursos abordavam os princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A análise englobou a verificação da presença de temas como interdisciplinaridade, territorialização e garantia de direitos sociais nas ementas e componentes curriculares.

Os resultados apontaram uma contemplação parcial desses princípios em alguns cursos. Embora alguns aspectos da assistência social estivessem presentes nas propostas curriculares, a pesquisa constatou a ausência de ênfases e disciplinas específicas dedicadas à discussão direta da assistência social. Essa lacuna, segundo o estudo, representa um comprometimento na formação de psicólogos aptos a atuarem de forma qualificada e efetiva neste campo, reforçando a necessidade de revisão e atualização dos currículos para melhor atender às demandas sociais e garantir uma formação completa e adequada aos profissionais da área.

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