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Uma revisão sistemática com meta-análise, conduzida por Ribas, Montezano, Nieves, Kampmann e Jansen, investigou a relação entre o estresse parental e problemas emocionais e comportamentais em crianças em idade escolar. A pesquisa analisou dados de 24 estudos (n = 31.183), publicados nos últimos cinco anos, encontrados em bancos de dados como PubMed, PsycINFO e Biblioteca Virtual em Saúde. Os estudos incluídos eram transversais, de coorte e de caso-controle, considerando diferentes tipos de estresse parental, como eventos de vida estressantes e transtornos relacionados à parentalidade.
A meta-análise, realizada com nove dos estudos incluídos na revisão sistemática, revelou uma associação significativa entre o estresse parental e problemas emocionais (COR: 0,46 [IC 95%: 0,27-0,61], p < 0,001) e comportamentais (COR: 0,37 [IC 95%: 0,27-0,46], p < 0,001) em crianças. A alta heterogeneidade encontrada nos estudos (89% para problemas emocionais e 76% para problemas comportamentais) sugere a necessidade de pesquisas futuras para explorar as variáveis que podem modular essa relação. Os resultados destacam a importância da prevenção e manejo do estresse parental, considerando os impactos negativos de longo prazo na saúde mental da criança, podendo influenciar negativamente a vida adulta.
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