Família e Desempenho Escolar: Impacto em Alunos com TDAH e Autismo
Um estudo recente investigou como a situação familiar pode influenciar o desempenho acadêmico de estudantes com e sem transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo. A pesquisa, publicada no The British Journal of Educational Psychology, analisou dados de mais de 12 mil gêmeos na Suécia, nascidos entre 1994 e 2005, buscando entender os fatores contextuais que afetam o sucesso escolar desses jovens.
O estudo considerou diversos aspectos, incluindo o diagnóstico de TDAH e autismo aos nove anos, o nível de escolaridade dos pais e a qualidade do relacionamento entre pais e filhos aos 15 anos. Os resultados acadêmicos foram avaliados com base nas notas escolares e na elegibilidade para o ensino secundário. A análise revelou que tanto o TDAH quanto o autismo estão associados a um desempenho acadêmico inferior. Além disso, variáveis relacionadas à família também demonstraram um impacto significativo nos resultados escolares.
Curiosamente, a pesquisa não encontrou evidências estatísticas de que a influência dos fatores familiares fosse diferente para alunos com ou sem TDAH e autismo. Isso sugere que, independentemente da presença desses transtornos, o apoio familiar, o nível de escolaridade dos pais e um bom relacionamento familiar são cruciais para o sucesso acadêmico. Os resultados corroboram um modelo bioecológico de múltiplos riscos não interativos para o baixo rendimento escolar em estudantes com TDAH e/ou autismo, enfatizando a importância de considerar a família como um fator chave no desenvolvimento educacional desses jovens. Investir no suporte familiar pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho escolar de todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.
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