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Estágios clínicos são uma parte fundamental da formação de estudantes de enfermagem, proporcionando experiência prática essencial. No entanto, essa fase também pode ser uma fonte significativa de estresse e ansiedade, afetando o bem-estar dos alunos, seu desempenho acadêmico e até mesmo a segurança do paciente. Uma revisão sistemática recente investigou a eficácia de intervenções destinadas a reduzir o sofrimento psicológico associado a esses estágios.

A pesquisa analisou 14 estudos, incluindo ensaios controlados randomizados e estudos quase experimentais, avaliando diversas abordagens para mitigar o estresse e a ansiedade. A maioria das intervenções foi aplicada antes do início dos estágios clínicos, focando em estratégias de enfrentamento do estresse e da ansiedade, reforço de conhecimentos e habilidades psicomotoras, ou uma combinação de ambos. Técnicas como terapia cognitivo-comportamental, arteterapia e mindfulness foram empregadas.

Os resultados da meta-análise demonstraram que as intervenções pré-clínicas foram eficazes na redução do estresse e da ansiedade entre os estudantes de enfermagem. Apesar da variabilidade nos métodos de avaliação, os estudos indicaram uma melhora significativa no bem-estar psicológico dos alunos. A pesquisa aponta para a necessidade de estudos futuros que incorporem modelos teóricos, avaliem sistematicamente os fatores de estresse dos estudantes e padronizem as ferramentas de avaliação. Além disso, é crucial que as intervenções também abordem as necessidades dos mentores clínicos, oferecendo suporte adequado para fortalecer seu papel na educação em enfermagem e na formação de futuros profissionais de saúde mental.

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