Exercícios Melhoram a Coordenação Motora de Crianças com Deficiência Auditiva?
A deficiência auditiva neurossensorial (SNHL) pode afetar o desenvolvimento motor em crianças, impactando o equilíbrio, a coordenação e as habilidades motoras finas e grossas. Uma revisão sistemática e meta-análise recente investigou se intervenções com exercícios podem melhorar a coordenação motora e a destreza manual em crianças e adolescentes com SNHL.
A análise incluiu 11 estudos controlados randomizados, totalizando 475 participantes. Os resultados sugerem que exercícios podem, de fato, trazer benefícios. Uma das meta-análises indicou que 18 semanas de exercícios melhoraram a pontuação geral de coordenação motora em crianças com SNHL em comparação com aquelas que não se exercitaram. Outra análise apontou para uma melhora no equilíbrio após 7 semanas de exercícios. É importante ressaltar, no entanto, que a certeza da evidência para esses achados é considerada baixa ou muito baixa.
Apesar dos resultados promissores, os autores da revisão enfatizam a necessidade de mais pesquisas com maior rigor metodológico. As limitações e vieses encontrados nos estudos analisados impedem conclusões definitivas e a criação de diretrizes clínicas baseadas em evidências sólidas. Estudos futuros bem desenhados são cruciais para confirmar os benefícios dos exercícios e determinar os protocolos mais eficazes para melhorar o desenvolvimento motor de crianças com deficiência auditiva.
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