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Um estudo recente explora o uso inovador de robôs em intervenções para auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais em indivíduos com autismo. A pesquisa foca especificamente na aplicação de role-playing mediado por robôs, com ênfase em simulações de abraços, visando aprimorar a conexão entre pares.

A dificuldade em estabelecer e manter interações sociais é uma característica comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estratégias que auxiliem na compreensão e prática de comportamentos sociais adequados são, portanto, de grande valia. A utilização de robôs nesse contexto oferece um ambiente seguro e previsível para o aprendizado, permitindo que os indivíduos pratiquem interações sem o receio de julgamentos ou reações inesperadas.

O estudo, publicado no Asian Journal of Psychiatry, demonstra o crescente interesse na aplicação de tecnologias assistivas para promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com autismo. As intervenções mediadas por robôs, como as simulações de abraços, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades de comunicação não verbal, como a interpretação de expressões faciais e a compreensão da importância do toque em interações sociais saudáveis. Essa abordagem inovadora representa uma promissora ferramenta para auxiliar no desenvolvimento social de indivíduos com TEA, abrindo novas perspectivas para o futuro das terapias e intervenções no campo do autismo.

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