Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A eficácia das informações instrucionais é fundamental para otimizar os resultados do aprendizado motor. Um estudo recente investigou como informações duais-sensoriais guiadas, focadas na atenção do indivíduo, podem aprimorar o aprendizado de habilidades motoras, utilizando o arremesso de basquete como modelo.

A pesquisa envolveu 132 estudantes do ensino fundamental, que foram divididos em três grupos submetidos a diferentes métodos de instrução. O primeiro grupo recebeu instrução visual (vídeo), o segundo, instrução visual-auditiva (vídeo com narração), e o terceiro, informações duais-sensoriais guiadas com pistas visuais (vídeo com narração e marcadores). Após três semanas de treinamento, os resultados indicaram que todos os grupos apresentaram melhora no desempenho do arremesso. No entanto, o grupo que recebeu instrução dual-sensorial guiada demonstrou um desempenho significativamente superior no pós-teste em comparação com o grupo que assistiu apenas ao vídeo. Além disso, a informação audiovisual aprimorou consideravelmente o padrão de movimento, e a informação dual-sensorial com marcadores visuais adicionais fortaleceu a retenção do padrão de movimento e otimizou o desempenho do movimento do membro superior durante a fase de preparação.

Outro achado importante foi que tanto o grupo que recebeu vídeo com narração quanto o grupo que recebeu instrução dual-sensorial guiada exibiram melhorias substanciais na cognição motora. A informação dual-sensorial com pistas visuais foi associada ao maior efeito facilitador na cognição do membro superior durante a fase de execução. Esses resultados sugerem que a informação dual-sensorial guiada aprimora significativamente os resultados do aprendizado motor no arremesso de basquete, com a orientação do movimento dos segmentos do membro superior sendo mais importante do que para outros segmentos do corpo. O estudo destaca a importância de métodos de atenção guiada estrategicamente empregados e combinações multidimensionais de apresentação de informações no ensino digital em educação física, oferecendo uma nova perspectiva sobre o aprendizado motor e um modelo para entender o processo de aprendizagem.

Origem: Link

Deixe comentário