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Um estudo recente investigou as diferenças entre meninos e meninas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no que se refere às funções executivas, utilizando uma bateria digital padronizada. A pesquisa, publicada no periódico Archives of Clinical Neuropsychology, analisou 208 crianças com idades entre 7 e 12 anos, diagnosticadas com TDAH de acordo com os critérios do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição).

Os resultados revelaram que, de maneira geral, a arquitetura das funções executivas é bastante similar entre os gêneros. Pequenas diferenças foram observadas na velocidade psicomotora e na velocidade motora, favorecendo os meninos. No entanto, para outras funções como atenção complexa, flexibilidade cognitiva, função executiva geral, atenção simples, velocidade de processamento, tempo de reação, memória verbal e memória visual, as diferenças entre os sexos não foram consideradas significativas. Análises estatísticas demonstraram evidências de similaridade nessas áreas.

Adicionalmente, a pesquisa identificou três perfis de funções executivas, classificados por níveis de severidade, que independem do sexo e da apresentação do TDAH conforme o DSM-5. Essa descoberta sugere que a avaliação dimensional, baseada no desempenho, pode ser mais informativa do que as categorias tradicionais. Em resumo, o estudo aponta para uma similaridade notável nas funções executivas de crianças com TDAH, independentemente do gênero, com variações individuais que podem ser melhor compreendidas através de uma avaliação detalhada do desempenho cognitivo.

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