Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A formação de profissionais de enfermagem exige o domínio de diversas habilidades práticas, incluindo a administração de medicamentos injetáveis. Um estudo recente investigou a eficácia do uso de vídeos como ferramenta de ensino para estudantes de enfermagem em relação à técnica de injeção intramuscular ventroglútea, uma abordagem que minimiza riscos e desconforto para o paciente.

A pesquisa, realizada com alunos do primeiro ano de enfermagem, demonstrou que a instrução assistida por vídeo promoveu uma melhora significativa no desempenho dos estudantes. Os participantes foram avaliados antes e depois de terem acesso ao material audiovisual, e os resultados revelaram avanços notáveis em etapas cruciais do procedimento, como a garantia da privacidade do paciente, a aplicação de técnicas assépticas e a correta identificação do local da injeção. A consistência na avaliação das habilidades foi confirmada pela concordância entre os avaliadores.

Em conclusão, o estudo reforça o potencial da educação assistida por vídeo como uma estratégia eficaz e acessível para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras fundamentais na área de enfermagem. Além de aprimorar a competência técnica, essa abordagem estimula a autoconfiança, incentiva o aprendizado independente e pode ser integrada a modelos de ensino híbridos ou de sala de aula invertida. Investigações futuras devem se concentrar na retenção de habilidades a longo prazo e na aplicação do aprendizado em contextos clínicos reais, para solidificar ainda mais a eficácia dessa metodologia no preparo de futuros enfermeiros.

Origem: Link

Deixe comentário