Novo Método Promissor para Avaliação da Visão em Crianças com Autismo
Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam distúrbios visuais, como estrabismo e ambliopia. A avaliação da acuidade visual nesses pacientes é crucial, porém, pode ser um desafio devido à dificuldade em obter sua cooperação durante os testes tradicionais. Um estudo recente investigou uma nova abordagem para superar esse obstáculo.
Pesquisadores desenvolveram um gráfico mínimo separável amigável para crianças (CFMS), utilizando imagens significativas e um formato de resposta de escolha dupla. Em um estudo de caso com cinco crianças com TEA, testes de acuidade visual foram realizados usando tanto os anéis de Landolt (um teste padrão) quanto os gráficos CFMS. Os resultados mostraram que a cooperação foi significativamente maior com o gráfico CFMS. Enquanto apenas um paciente cooperou com o teste de anel de Landolt, todos os pacientes cooperaram com o gráfico CFMS para avaliar a acuidade visual de pelo menos um olho.
A utilização de alvos visuais significativos e o formato de escolha dupla facilitaram a compreensão e despertaram o interesse das crianças com TEA, tornando mais fácil obter sua colaboração para o teste de acuidade visual. Este estudo demonstra o potencial do gráfico CFMS como um método eficaz para avaliar a visão em crianças com autismo. A identificação precoce e o tratamento de problemas de visão em crianças com TEA são essenciais para otimizar seu desenvolvimento e qualidade de vida. O novo método de avaliação, portanto, representa um avanço importante na área.
Origem: Link