Impacto dos Contraceptivos Hormonais nos Níveis Hormonais de Atletas
Um estudo recente investigou como o uso de contraceptivos hormonais (CH) afeta os níveis de hormônios em atletas do sexo feminino submetidas a dietas restritivas e treinamento físico intenso. A pesquisa se concentrou em biomarcadores hormonais como estradiol, testosterona total, IGF-1, cortisol, triiodotironina e leptina, todos sensíveis à baixa disponibilidade de energia (LEA) induzida por dieta e exercício.
O estudo envolveu 36 atletas do sexo feminino, divididas em três grupos: usuárias de CH combinados, usuárias de CH contendo apenas progestina em baixa dose e mulheres com ciclo menstrual natural. Todas as participantes se preparavam para uma competição física, restringindo voluntariamente a ingestão de energia e participando simultaneamente de treinamento de resistência para manter a massa magra e treinamento aeróbico para aumentar o gasto energético. As medições foram realizadas em três momentos: antes do início do período de pré-competição (pré), após aproximadamente 23 semanas de restrição alimentar e treinamento físico (pós) e após cerca de 23 semanas de recuperação.
Os resultados mostraram que, após 23 semanas de LEA, as concentrações de estradiol e testosterona total permaneceram estáveis no grupo que utilizava CH combinados, mas diminuíram significativamente nos grupos que usavam CH apenas com progestina e nas mulheres com ciclo menstrual natural. Os níveis de IGF-1, triiodotironina e leptina diminuíram de forma semelhante em todos os grupos do período pré para o pós. As concentrações de cortisol sérico permaneceram estatisticamente inalteradas ao longo do estudo. Em suma, os hormônios exógenos presentes nos CH combinados parecem manter a função do eixo hipotalâmico-pituitário-ovariano já suprimida na presença de LEA, enquanto as alterações induzidas pela LEA em IGF-1, triiodotironina e leptina podem ser comparáveis em usuárias de CH combinados, CH apenas com progestina e mulheres com ciclo menstrual natural. Estes achados são importantes para atletas e profissionais de Saude que buscam otimizar o desempenho e a Saude hormonal em condições de restrição energética.
Origem: Link