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A formação de profissionais de saúde competentes e socialmente responsáveis é um objetivo comum entre a educação médica e odontológica. Apesar dessa convergência, as duas áreas evoluíram de forma distinta, com poucas comparações empíricas. Uma análise recente buscou identificar pontos em comum e diferenças nas prioridades de pesquisa entre as duas disciplinas, analisando as palavras-chave utilizadas por autores de artigos científicos.

O estudo, que analisou publicações de 2015 a 2024, revelou que tanto a educação médica quanto a odontológica enfatizam consistentemente temas como estudantes, avaliação e currículo. No entanto, algumas áreas receberam maior atenção em cada campo. A educação médica demonstrou maior foco na educação médica pós-graduada e na saúde mental dos estudantes, abordando temas como empatia, resiliência e depressão. Já a educação odontológica priorizou a tecnologia educacional e o desenvolvimento de habilidades clínicas, como simulação, realidade virtual e habilidades psicomotoras.

Um ponto de convergência notável foi a crescente importância da educação interprofissional, refletindo o reconhecimento da necessidade de colaboração entre diferentes áreas da saúde. Além disso, a pandemia de COVID-19 impactou significativamente ambas as áreas, com a palavra-chave “covid-19” emergindo como um tema central a partir de 2019. Estes resultados evidenciam tanto os fundamentos compartilhados quanto as inovações específicas em cada área, abrindo portas para colaborações e desenvolvimento conjunto na educação das profissões da saúde. A identificação destas tendências permite que educadores e pesquisadores direcionem seus esforços para áreas de maior impacto e promovam uma formação mais completa e integrada para os futuros profissionais.

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