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A escoliose idiopática adolescente (EIA) é uma condição que afeta a coluna vertebral, causando uma curvatura anormal. Em muitos casos, a cirurgia de fusão posterior é necessária para corrigir essa deformidade. No entanto, o período pós-operatório pode ser desafiador, com foco na recuperação da mobilidade, função respiratória e níveis de atividade física. Uma pesquisa recente investigou o potencial da reabilitação baseada em realidade virtual (RV) como uma ferramenta para otimizar esses resultados.

O estudo, publicado no European Spine Journal, acompanhou um grupo de adolescentes submetidos à cirurgia de fusão posterior para correção da EIA. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de reabilitação com RV e um grupo controle, que realizou exercícios em casa. O grupo RV utilizou o Kinect Xbox 360 para sessões de reabilitação de 30 minutos, duas vezes por semana, durante seis semanas. Os resultados mostraram que o grupo RV apresentou melhoras significativas na mobilidade da coluna, força muscular respiratória e níveis de atividade física, além de melhora na qualidade de vida e diminuição do medo do movimento (cinesiofobia). Em contraste, o grupo controle não apresentou melhoras significativas em nenhum dos parâmetros avaliados.

Esses resultados sugerem que a reabilitação com RV pode ser uma abordagem eficaz e inovadora para melhorar a recuperação pós-operatória em pacientes com EIA submetidos à cirurgia de fusão posterior. As vantagens observadas na mobilidade da coluna, função respiratória e atividade física demonstram o potencial da RV em auxiliar na reabilitação, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Mais pesquisas são necessárias para explorar ainda mais os benefícios e aplicações da reabilitação com RV no contexto da saúde da coluna vertebral e outras condições médicas.

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