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A integração visomotora (VMI) é uma habilidade crucial para o desenvolvimento infantil, impactando diretamente o aprendizado e o desempenho em diversas atividades. Um estudo recente investigou o potencial de combinar atividades de colorir com técnicas de inteligência artificial (IA) para identificar o desenvolvimento da VMI em crianças em idade pré-escolar. A pesquisa busca uma forma mais lúdica e eficiente de detectar possíveis dificuldades nessa área, que podem indicar problemas de aprendizado.

O estudo envolveu a análise do desempenho de 505 crianças em atividades de colorir. Os pesquisadores utilizaram o Teste de Desenvolvimento da Integração Visomotora de Beery-Buktenica (VMI-4) como referência para avaliar o nível de desenvolvimento da VMI de cada criança. Os dados coletados foram utilizados para treinar um modelo de inteligência artificial, que combinou um modelo de regressão de máquina de vetores de suporte (SVM) com um modelo de classificação eXtreme Gradient Boosting (XGBoost). O objetivo era que a IA fosse capaz de prever o status de desenvolvimento visomotor com base no desempenho da criança na atividade de colorir.

Os resultados mostraram que a combinação da atividade de colorir com a técnica de IA apresentou um grande potencial como ferramenta de triagem para identificar o status de desenvolvimento da VMI em crianças. O modelo de IA treinado alcançou uma alta precisão, sensibilidade e especificidade na identificação de crianças com desenvolvimento visomotor típico e atípico. Isso sugere que essa abordagem inovadora pode auxiliar profissionais da saúde e educação na detecção precoce de problemas de VMI, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes para promover o desenvolvimento saudável das crianças. A utilização de atividades lúdicas como colorir, aliada ao poder da inteligência artificial, abre novas perspectivas para a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

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