Sepsia Neonatal Tardia e seus Impactos no Desenvolvimento Infantil
A sepse neonatal tardia (SNT), que se manifesta após as primeiras 72 horas de vida, geralmente é causada por agentes patogênicos adquiridos no ambiente hospitalar ou na comunidade. Um estudo recente investigou se bebês nascidos a termo, que desenvolveram SNT confirmada por cultura, apresentam diferenças no processamento sensorial e nas habilidades motoras entre os 12 e 18 meses de idade, em comparação com bebês saudáveis.
A pesquisa envolveu bebês diagnosticados com SNT e um grupo de controle de bebês saudáveis, todos com idades entre 12 e 18 meses. O desenvolvimento motor foi avaliado utilizando a Escala de Desenvolvimento Motor de Peabody – Segunda Edição, e as habilidades de processamento sensorial foram avaliadas com o Teste de Funções Sensoriais em Bebês. Um total de 57 bebês participaram do estudo, sendo 27 com SNT e 30 saudáveis. As características demográficas dos dois grupos foram semelhantes.
Os resultados indicaram que os bebês que tiveram sepse neonatal tardia exibiram um desempenho inferior em habilidades motoras grossas e finas, bem como no total da avaliação motora. Adicionalmente, no teste de funções sensoriais, observou-se que o grupo com SNT apresentou respostas menos eficazes ao toque profundo, menor integração visual-tátil e uma pontuação geral inferior. Esses achados sugerem que a SNT em bebês nascidos a termo pode estar associada a deficiências precoces no desenvolvimento nas áreas sensorial e motora. É crucial que esses bebês passem por avaliações abrangentes em estágios importantes do desenvolvimento para que possam receber o apoio e as intervenções necessárias para otimizar seus resultados.
Origem: Link