Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A fratura do fêmur proximal, especialmente em idosos, frequentemente requer artroplastia de quadril, uma cirurgia para substituir a articulação danificada. Após a cirurgia, a reabilitação médica desempenha um papel crucial na recuperação da mobilidade, independência e qualidade de vida do paciente. Um estudo recente focou no desenvolvimento de tecnologias e métodos para avaliar a eficácia da reabilitação em pacientes idosos submetidos a esse procedimento.

A pesquisa abordou a epidemiologia das fraturas de baixo impacto no fêmur proximal em pacientes idosos, analisando características como sexo e idade do grupo, o tempo decorrido entre o trauma e a cirurgia, e a presença de outras condições de saúde. Essa análise detalhada é fundamental para personalizar os métodos de reabilitação, considerando as necessidades individuais de cada paciente. A reabilitação personalizada leva em consideração a avaliação do prognóstico, a escala de encaminhamento da reabilitação e utiliza abordagens físicas, psicológicas e médicas.

Durante o estudo, foram monitoradas a recuperação da função motora, a compensação de parâmetros clínicos e laboratoriais, e as mudanças no índice de Barthel, que avalia a capacidade do paciente para realizar atividades diárias. Um complexo de reabilitação funcional foi desenvolvido e aplicado, incorporando métodos clínicos, fisioterapêuticos, de locomoção e psicológicos. O objetivo principal é restaurar a funcionalidade do paciente, permitindo que ele retome suas atividades diárias com o máximo de independência possível e melhore significativamente sua qualidade de vida após a artroplastia de quadril. A abordagem multidisciplinar e personalizada garante que todas as necessidades do paciente sejam atendidas durante o processo de recuperação.

Origem: Link

Deixe comentário