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Um estudo recente publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders lança luz sobre o desenvolvimento cognitivo em adolescentes autistas, especificamente na área da indução categórica. A indução categórica, que se refere à capacidade de aplicar propriedades conhecidas de uma categoria a um novo membro dessa categoria, é uma habilidade crucial para o aprendizado e a adaptação ao mundo ao nosso redor. Tradicionalmente, essa habilidade tem sido considerada um desafio para indivíduos com autismo, mas a pesquisa mais recente desafia essa noção.

O estudo comparou o desempenho de adolescentes autistas e seus pares com desenvolvimento típico em uma tarefa de indução categórica. Surpreendentemente, após considerar as diferenças na linguagem expressiva entre os grupos, os pesquisadores descobriram que o desempenho dos adolescentes autistas era semelhante ao de seus pares. Além disso, uma análise longitudinal revelou que a capacidade de indução categórica melhorou significativamente ao longo do tempo para ambos os grupos, indicando que adolescentes autistas que anteriormente enfrentavam dificuldades nessa área podem apresentar melhorias notáveis.

Essas descobertas são importantes porque sugerem que a indução categórica pode não ser tão inacessível para indivíduos autistas quanto se pensava anteriormente. Ao controlar fatores como a linguagem expressiva, é possível observar que suas habilidades cognitivas podem ser comparáveis às de seus pares com desenvolvimento típico. Essa pesquisa destaca a importância de abordagens individualizadas e da consideração das habilidades linguísticas ao avaliar o desenvolvimento cognitivo em indivíduos com autismo, abrindo novas avenidas para intervenções e apoios mais eficazes.

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