Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A osteoartrite (OA) do quadril é uma condição comum que afeta a mobilidade e causa dor significativa. Para auxiliar profissionais da fisioterapia e pacientes, foram publicadas diretrizes de prática clínica (CPG). A mais recente, com revisão em 2025, representa um avanço importante no tratamento desta condição.

Esta atualização, proveniente da APTA Orthopedics, baseia-se em uma análise minuciosa de estudos publicados desde 2016. O foco principal da revisão é avaliar a eficácia das intervenções de fisioterapia para pacientes com OA do quadril. Ao analisar as evidências mais recentes, a CPG 2025 busca fornecer recomendações atualizadas e baseadas em evidências para o tratamento da dor e das limitações de mobilidade associadas à osteoartrite.

Embora aspectos como a prevalência, as características patoanatômicas e o curso clínico da OA do quadril já tenham sido abordados em versões anteriores das diretrizes (2009 e 2017), a revisão de 2025 concentra-se em responder à seguinte questão fundamental: qual é a evidência que suporta as intervenções de fisioterapia direcionadas a pacientes com OA do quadril? O objetivo é oferecer aos fisioterapeutas as ferramentas necessárias para otimizar o cuidado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essa condição debilitante. A versão completa do estudo está disponível no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy.

Origem: Link

Deixe comentário