Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A escala da American Orthopaedic Foot and Ankle Society (AOFAS) é uma ferramenta utilizada para avaliar queixas relacionadas ao pé e tornozelo, tanto na população em geral quanto em atletas. Recentemente, uma revisão sistemática investigou a qualidade metodológica de diferentes versões da escala AOFAS adaptadas para diferentes culturas, focando em problemas no retropé e tornozelo.

A revisão analisou seis instrumentos e identificou falhas metodológicas significativas em muitos casos, principalmente em relação à consistência interna e validade de critério. A pesquisa utilizou cinco bancos de dados (PubMed, Scopus, CINAHL, PEDro e PROSPERO) abrangendo desde o início até janeiro de 2023, buscando estudos de validação da escala AOFAS em diversos idiomas e em participantes com 18 anos ou mais. A qualidade dos estudos foi avaliada utilizando a checklist COSMIN (COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments).

Os resultados apontaram que a versão holandesa da escala AOFAS, especificamente a versão para fraturas do tornozelo, apresentou a melhor qualidade e foi considerada válida e confiável. No entanto, os autores enfatizam a necessidade de estudos futuros com maior rigor metodológico para aprimorar as adaptações culturais deste importante instrumento de medição. Essa revisão destaca a importância de validar e adaptar instrumentos de avaliação de saúde para diferentes contextos culturais, garantindo que as ferramentas utilizadas sejam precisas e confiáveis em diferentes populações.

Origem: Link

Deixe comentário