Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A aquisição de habilidades motoras é um processo complexo que envolve diferentes fases de aprendizado, geralmente demandando prática extensa e repetida. Uma pesquisa recente investigou se breves sessões de reativação de uma tarefa de tempo de reação de escolha (TRC), combinadas com estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) anodal sobre o córtex motor primário (M1), poderiam levar a melhorias de desempenho comparáveis à prática completa. O estudo buscou otimizar o processo de aprendizagem motora, potencialmente reduzindo o tempo e o esforço necessários.

Para investigar essa hipótese, 120 adultos saudáveis foram divididos aleatoriamente em seis grupos. As variáveis entre os grupos incluíam o uso da ETCC (2 mA por 5 ou 20 minutos) e a duração da prática (5 ou 20 minutos). O tempo de reação (TR) e a taxa de erro foram avaliados ao longo das sessões. Os resultados mostraram que, em todos os grupos, houve uma melhora significativa no TR desde o pré-teste (423,5 ± 116,8 ms) até o pós-teste (357,9 ± 63,4 ms) da primeira sessão (p < 0,001). Na quarta sessão, os TRs (377,8 ± 66,2 ms) permaneceram significativamente mais rápidos do que a linha de base (p < 0,001), embora ligeiramente mais lentos do que o pós-teste imediato na primeira sessão (p = 0,172).

Embora não tenham surgido diferenças significativas entre os grupos no TR ou na taxa de erro, o grupo que recebeu reativação breve + ETCC alcançou TRs semelhantes ao grupo de prática completa. Curiosamente, quando analisados por sexo, as mulheres mostraram tempos de reação mais lentos inicialmente e menos melhoria nos tempos de reação com a prática. Esses achados sugerem que reativações breves aprimoradas por ETCC podem preservar melhorias comportamentais na aprendizagem, embora seus efeitos neurofisiológicos permaneçam inconclusivos. A pesquisa abre caminho para novas estratégias de otimização da aprendizagem motora, com implicações potenciais para a reabilitação e o treinamento de habilidades em diversos contextos.

Origem: Link

Deixe comentário