Compreensão da Linguagem e Autismo: A Influência da Interação Social
Um estudo recente investigou a relação entre as habilidades de compreensão da linguagem, a interação social e os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. A pesquisa, publicada no Journal of Autism and Developmental Disorders, revelou insights importantes sobre como a interação entre pais e filhos pode influenciar o desenvolvimento da linguagem, especialmente em crianças com TEA.
O estudo envolveu crianças com e sem diagnóstico de TEA, com idades entre 6 e 11 anos. Os pesquisadores analisaram a qualidade da interação entre as crianças e seus pais durante uma tarefa colaborativa, avaliando o que chamaram de “sintonia comportamental”. Essa sintonia foi relacionada com o desempenho das crianças em testes de leitura e com a severidade dos sintomas autistas. Os resultados indicaram que uma maior sintonia comportamental estava associada a uma melhor compreensão da leitura, tanto em crianças com TEA quanto sem o transtorno.
Curiosamente, a pesquisa também apontou para uma associação negativa entre a sintonia comportamental e a decodificação fonêmica (a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala) e a gravidade dos sintomas do autismo. Isso sugere que a interação social pode ter diferentes impactos nas diversas habilidades de leitura e no comportamento. Estes achados reforçam a importância de intervenções precoces focadas no desenvolvimento social e comunicativo para crianças com TEA, visando otimizar seu potencial de aprendizado e desenvolvimento da linguagem. Investir em fortalecer a relação entre pais e filhos pode ser uma estratégia eficaz para auxiliar no desenvolvimento da compreensão da linguagem e mitigar os desafios associados ao autismo.
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