Extrato de Bergamota: Um aliado no combate à remodelação cardíaca em casos de obesidade
A obesidade, um problema crescente de saúde pública, está frequentemente associada a uma série de distúrbios, incluindo a remodelação cardíaca, que compromete a estrutura e função do coração. Um estudo recente investigou o potencial do extrato de folhas de bergamota (BLE) como um agente anti-inflamatório capaz de atenuar esse processo em ratos obesos. A pesquisa focou na regulação da expressão de proteínas do eixo colágeno/metaloproteinase, elementos cruciais na manutenção da saúde cardíaca.
Durante o estudo, ratos foram alimentados com uma dieta controle ou uma dieta rica em açúcar e gordura por 20 semanas. Aqueles que receberam a dieta rica em açúcar e gordura desenvolveram obesidade, dislipidemia (níveis anormais de lipídios no sangue), hipertensão, resistência à insulina, remodelação e disfunção cardíaca, inflamação cardíaca, diminuição da metaloproteinase-2 (MMP-2) e aumento do colágeno tipo III. Em contraste, o tratamento com BLE demonstrou ser eficaz na melhoria da dislipidemia, resistência à insulina, remodelação e função cardíaca, bem como na inflamação. Além disso, o BLE aumentou os níveis de MMP-2 e diminuiu o colágeno tipo III no grupo que recebeu a dieta rica em açúcar e gordura.
Os resultados sugerem que o efeito anti-inflamatório do BLE pode ser um fator importante na melhoria da remodelação cardíaca em indivíduos obesos. A bergamota, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, atua regulando a expressão de proteínas essenciais para a saúde do coração, oferecendo uma possível abordagem terapêutica para mitigar os efeitos da obesidade no sistema cardiovascular. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses achados em humanos e determinar a dosagem ideal e a duração do tratamento com BLE.
Origem: Link