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A reabilitação da força e mobilidade dos lábios pode ser um desafio, especialmente para pacientes que necessitam de exercícios regulares e direcionados. Um estudo piloto recente explorou a usabilidade de um dispositivo inovador que combina exercícios labiais com jogos digitais, visando tornar o processo de reabilitação mais interessante e eficaz. O objetivo principal foi avaliar como esse dispositivo é percebido e utilizado por adultos e crianças, considerando fatores como tensão muscular e número de tentativas.

O estudo envolveu 11 adultos e nove crianças, que utilizaram um protótipo anatômico-funcional projetado para fortalecer o músculo orbicular da boca. Este dispositivo funciona como um controlador para jogos digitais, ativado pelo movimento de contrarresistência realizado pelos lábios. Os participantes jogaram um jogo utilizando o dispositivo, e sua pontuação refletiu seu desempenho. Os adultos também preencheram o System Usability Scale (SUS) para avaliar a facilidade de uso do dispositivo. Os resultados mostraram que a usabilidade foi considerada boa, com uma pontuação média de 91.1, demonstrando o potencial do dispositivo como ferramenta de reabilitação.

Apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas nas pontuações entre diferentes tentativas ou entre adultos com idades variadas e crianças com diferentes níveis de tensão muscular, uma diferença estatisticamente relevante foi observada entre as pontuações de adultos e crianças na primeira tentativa e na média geral das tentativas. Isso sugere que a idade pode influenciar a forma como os participantes interagem com o dispositivo. Em conclusão, o estudo piloto indica que o dispositivo apresenta boa usabilidade e que a integração de jogos digitais pode ser uma estratégia promissora para tornar a reabilitação labial mais motivadora e eficaz, abrindo novas perspectivas para o tratamento de condições que afetam a força e a mobilidade dos lábios.

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