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A ansiedade é um problema de saúde mental comum, capaz de impactar negativamente o desempenho diário de indivíduos em diversas populações. Em estudantes de áreas da saúde, como os de Fisioterapia, a prevalência da ansiedade é ainda maior, quando comparada com a população em geral. Identificar e gerenciar a ansiedade nesses estudantes é crucial para o seu sucesso acadêmico e profissional.

Um estudo recente investigou a validade e a confiabilidade do Inventário de Ansiedade Competitiva Estadual Revisado (CSAI-2R) em estudantes de Doutorado em Fisioterapia (DPT). Tradicionalmente, o CSAI-2R tem sido utilizado para avaliar a ansiedade em atletas antes de competições, mas os pesquisadores levantaram a hipótese de que ele também poderia ser aplicável a estudantes de Fisioterapia, devido às exigências psicomotoras do curso e da prática clínica. Os resultados mostraram que o CSAI-2R demonstrou consistência interna aceitável e confiabilidade teste-reteste, sugerindo que pode ser uma ferramenta útil para avaliar a ansiedade de desempenho nesses estudantes.

O estudo envolveu a aplicação do CSAI-2R em dois momentos distintos, com um intervalo de 7 a 10 dias, em estudantes de DPT da Daemen University. Além disso, os estudantes também responderam ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (STAI-S) antes de uma prova prática. Os resultados indicaram correlações significativas entre as subescalas do CSAI-2R e o STAI-S, confirmando a validade da ferramenta para avaliar a ansiedade em estudantes de Fisioterapia. A utilização do CSAI-2R pode auxiliar as faculdades a identificar alunos que necessitam de apoio para gerenciar a ansiedade de desempenho e, consequentemente, melhorar o seu rendimento acadêmico e bem-estar geral. Identificar e abordar a ansiedade em estudantes de fisioterapia é fundamental para garantir profissionais de saúde mais preparados e resilientes.

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