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Pais de crianças recém-diagnosticadas com autismo frequentemente enfrentam níveis mais elevados de estresse em comparação com pais de crianças com desenvolvimento típico. Programas de intervenção que envolvem os pais como principais agentes de mudança podem ser eficazes, mas exigem um investimento significativo de tempo e esforço. Um estudo recente investigou o impacto do ‘Bridge Skill Development Program’, uma intervenção precoce mediada pelos pais, nos níveis de estresse parental e no desenvolvimento infantil em crianças autistas.

A pesquisa acompanhou 38 famílias de crianças com autismo que participaram do programa. Os pais responderam ao ‘Parenting Stress Index-4th Edition-Short Form’ (PSI-4-SF) antes e depois da intervenção, permitindo aos pesquisadores avaliar as mudanças nos níveis de estresse. Os resultados demonstraram que, após a intervenção, houve uma redução significativa no sofrimento parental, na disfunção entre pais e filhos, e na percepção dos pais sobre o comportamento desafiador de seus filhos. O estresse parental geral também diminuiu consideravelmente.

Além da redução do estresse parental, o estudo também revelou melhorias significativas nas habilidades das crianças. Controlando as habilidades já dominadas antes da intervenção, as crianças apresentaram avanços notáveis em suas habilidades centrais após a participação no programa. Esses resultados sugerem que o ‘Bridge Skill Development Program’ pode ser uma ferramenta valiosa para famílias que enfrentam o desafio do autismo, promovendo tanto o desenvolvimento infantil quanto o bem-estar parental. A intervenção mediada pelos pais, portanto, parece ser uma abordagem promissora, oferecendo benefícios tanto para as crianças quanto para seus cuidadores, sem aumentar o estresse inerente à criação de uma criança com autismo.

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