Uso de Mídias Digitais e Crianças com Autismo: Um Estudo sobre a Percepção dos Pais
A era digital transformou a maneira como vivemos, e as crianças, desde cedo, estão imersas em um mundo de telas. Para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o uso de mídias digitais pode gerar preocupações específicas em relação ao desenvolvimento infantil. Um estudo recente investigou as diferentes perspectivas e inquietudes de pais com e sem filhos com TEA em relação ao consumo de mídia por seus filhos.
A pesquisa envolveu 117 pais de crianças com TEA e 58 pais de crianças com desenvolvimento típico, que responderam a um questionário online. Os resultados indicaram que os pais de crianças com TEA demonstram maior preocupação com o uso de mídias, especialmente no que se refere aos potenciais efeitos negativos na saúde e no comportamento. No entanto, essas preocupações não se estenderam ao desenvolvimento infantil em geral ou ao agravamento dos sintomas do TEA. Fatores como a dificuldade em limitar o tempo de tela, a percepção de preferência ou até mesmo dependência da mídia, e a dificuldade da criança em lidar com a ausência de dispositivos digitais foram identificados como preditores-chave da preocupação parental.
Curiosamente, o estudo revelou que, embora os pais de crianças com TEA apresentem preocupações notáveis sobre o uso de mídias digitais, essas preocupações não são excessivamente maiores em comparação com os pais de crianças com desenvolvimento típico. Muitos pais relatam que permitem o uso de mídias digitais como uma ferramenta para a autorregulação de seus filhos. É fundamental que futuras pesquisas explorem os aspectos positivos do uso de mídias digitais e como esses fatores podem influenciar a percepção dos pais e o desenvolvimento das crianças com TEA. Compreender melhor essa dinâmica pode ajudar a promover um uso mais consciente e benéfico da tecnologia no contexto do autismo. Afinal, a tecnologia, quando utilizada de forma equilibrada e adequada, pode oferecer oportunidades de aprendizado, comunicação e interação social para crianças com TEA.
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