Tratamento Inovador Melhora Interação Social em Crianças Autistas
Um estudo recente publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders investigou a eficácia do Tratamento de Resposta Pivotal (PRT) para melhorar as habilidades sociais e a interação entre pares em crianças em idade pré-escolar com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O PRT é uma abordagem terapêutica comportamental naturalística, liderada pela criança, que se baseia na análise do comportamento aplicada e visa ‘pivôs’ motivacionais para promover a comunicação social generalizada.
A pesquisa envolveu 30 crianças com TEA leve a moderado, que foram aleatoriamente designadas para um grupo PRT ou um grupo de tratamento usual. O grupo PRT recebeu 24 sessões de intervenção baseadas em brincadeiras, com duração de 30 minutos, três vezes por semana, durante oito semanas. Os comportamentos-alvo foram incorporados em cinco jogos estruturados, e os resultados foram avaliados usando uma combinação de delineamentos experimentais de sujeito único (A-B-A) e comparações de grupo pré-teste-pós-teste.
Os resultados revelaram que as crianças no grupo PRT apresentaram melhorias significativas nas habilidades de interação com os colegas, incluindo aumento da iniciação social e comportamento pró-social. Além disso, demonstraram reduções nos principais sintomas do autismo e ganhos no funcionamento adaptativo. Essas melhorias foram em grande parte mantidas após a intervenção. Em contraste, o grupo de tratamento usual apresentou mudanças mínimas na maioria dos resultados. Embora os resultados possam ser explicados por outros fatores, eles são consistentes com a hipótese de que o PRT aprimorou o comportamento-alvo das crianças durante os jogos e o comportamento social e adaptativo mais generalizado. Os achados incentivam estudos futuros para abordar falhas específicas no estudo atual e testar essa hipótese de forma mais aprofundada.
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