Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A síndrome de dor miofascial (SDM) é uma condição comum caracterizada por pontos de gatilho dolorosos nos músculos, que podem causar dor espontânea, reduzir a qualidade de vida e levar à perda de produtividade. Uma abordagem terapêutica utilizada para tratar problemas musculoesqueléticos, incluindo a SDM, é a terapia por ondas de choque extracorpóreas (ESWT). Esta terapia utiliza ondas acústicas radiais ou focadas, geradas externamente ao corpo, para estimular a cura e aliviar a dor.

Um estudo recente investigou a eficácia comparativa entre a ESWT radial (R-ESWT) e a ESWT focada (F-ESWT) no tratamento de pontos de gatilho nas fibras superiores do músculo trapézio em pacientes com SDM. A F-ESWT permite ajustar a profundidade de penetração no tecido, enquanto a R-ESWT tem um efeito mais superficial. O estudo, prospectivo, randomizado e controlado por simulação, envolveu 57 pacientes divididos em três grupos: R-ESWT, F-ESWT e um grupo de controle que recebeu um tratamento simulado (sham). Cada grupo recebeu quatro sessões de tratamento.

Os resultados mostraram que ambos os grupos ESWT (radial e focado) apresentaram melhora significativa na dor, avaliada pela Escala Visual Analógica (VAS), em comparação com o grupo de controle. Embora a melhora na dor fosse semelhante entre os dois tipos de ESWT, ambos os grupos demonstraram resultados superiores ao tratamento simulado. O estudo sugere que tanto a R-ESWT quanto a F-ESWT podem ser opções eficazes para aliviar a dor em pacientes com síndrome de dor miofascial, oferecendo uma alternativa não invasiva para o tratamento desta condição debilitante. Além disso, a F-ESWT também mostrou uma melhora significativa nos índices de depressão e qualidade de vida.

Origem: Link

Deixe comentário