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A coexistência de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e depressão é um desafio significativo na saúde mental infantil, frequentemente resultando em sintomas mais intensos e prognósticos menos favoráveis do que quando as condições ocorrem isoladamente. Um estudo recente investigou as diferentes formas como a depressão se manifesta em crianças com TDAH, buscando compreender melhor essa complexa relação.

A pesquisa, baseada em dados do Estudo de Genes e Ambiente do TDAH (SAGE), analisou informações coletadas de pais sobre a psicopatologia de seus filhos. Os resultados revelaram três padrões distintos de apresentação dos sintomas depressivos: um grupo com poucos sintomas, um grupo com alta intensidade de sintomas, incluindo ideação suicida e baixa autoestima, e um terceiro grupo caracterizado por irritabilidade e distúrbios do sono. Interessantemente, todos os grupos apresentaram níveis elevados de irritabilidade e sintomas que se sobrepõem ao TDAH.

O estudo também identificou associações importantes entre os diferentes perfis de depressão e outros transtornos. Problemas comportamentais, como Transtorno Opositivo-Desafiador e Transtorno de Conduta, foram associados a uma maior probabilidade de pertencer ao grupo com alta intensidade de sintomas depressivos. Por outro lado, traços autistas foram mais comuns no grupo com irritabilidade e distúrbios do sono. Esses achados sugerem que a depressão em crianças com TDAH é uma condição heterogênea, influenciada por uma variedade de fatores e com diferentes apresentações clínicas. Compreender essas nuances é crucial para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e personalizadas.

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