Síndrome do X Frágil: Estudo em Camundongos Revela Resistência Metabólica nos Distúrbios do Sono
A Síndrome do X Frágil (SXF) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual, afetando aproximadamente 1 em cada 4.000 indivíduos, e está frequentemente associada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Indivíduos com SXF e modelos animais da condição apresentam anormalidades metabólicas e do sono. Diante da crescente evidência que liga o sono ao metabolismo, uma pesquisa recente investigou se as alterações metabólicas poderiam explicar os distúrbios do sono em camundongos com deficiência do gene FMR1, responsável pela produção da proteína FMRP.
O estudo, publicado na revista Human Molecular Genetics, utilizou um modelo de camundongo com SXF para avaliar o impacto de intervenções metabólicas no sono. Surpreendentemente, o tratamento com metformina, um fármaco conhecido por atuar em vias metabólicas e que demonstrou atenuar outros sintomas da SXF, não melhorou o sono dos camundongos mutantes. Em vez disso, a metformina aumentou a atividade dos camundongos Fmr1 knockout (KO). Para acentuar possíveis fenótipos metabólicos, os pesquisadores submeteram os animais a uma dieta rica em gordura. Embora essa dieta tenha perturbado o padrão de sono dos camundongos controle, não afetou o fenótipo do sono nos camundongos Fmr1 KO.
Os resultados indicam que os camundongos Fmr1 KO parecem ser mais eficientes na metabolização de gordura, tornando-os relativamente resistentes aos efeitos negativos da dieta rica em gordura sobre o sono e o metabolismo. Apesar de apresentarem hiperfagia (aumento do apetite) quando submetidos à dieta rica em gordura, os camundongos Fmr1 KO não apresentaram um ganho de peso superior ao dos camundongos selvagens. Além disso, a tolerância à glicose dos camundongos Fmr1 KO foi equivalente à dos camundongos selvagens tratados com metformina. Esses achados sugerem que a relação entre metabolismo e sono na Síndrome do X Frágil pode ser mais complexa do que se imaginava, abrindo novas perspectivas para a compreensão e o tratamento dos distúrbios do sono associados à condição.
Origem: Link