PEERS-AA: Programa Promissor para Habilidades Sociais em Adolescentes Autistas na Arábia Saudita
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que frequentemente se manifesta através de desafios significativos nas habilidades sociais, impactando o desempenho acadêmico, a adaptação social e o bem-estar psicológico de jovens. Intervenções focadas no aprimoramento dessas habilidades são, portanto, de extrema importância para promover uma melhor qualidade de vida e inclusão social.
Um estudo piloto recente explorou a viabilidade e a eficácia preliminar de uma versão traduzida e culturalmente adaptada para o árabe do programa UCLA PEERS® (Programa para a Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais) em adolescentes autistas (entre 11 e 17 anos) na Arábia Saudita. A pesquisa, utilizando uma abordagem quase experimental, avaliou o impacto do programa através de dados coletados antes, imediatamente após e três meses após a intervenção. Os resultados iniciais demonstraram um progresso notável nas habilidades sociais e no conhecimento sobre etiqueta social dos participantes, tanto na percepção dos próprios adolescentes quanto na dos seus pais. Essa melhora se manteve mesmo após o período de acompanhamento de três meses.
Apesar dos resultados promissores, o estudo também identificou que não houve aumento no número de encontros sociais dos participantes. Os pesquisadores atribuem esse resultado, em parte, às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, bem como a fatores culturais específicos da região. No entanto, a validação transcultural do PEERS-AA representa um avanço significativo, sendo o primeiro estudo desse tipo a adaptar uma intervenção baseada em evidências para o contexto de adolescentes autistas em um país de língua árabe. A viabilidade e a eficácia preliminar do manual PEERS-AA indicam seu potencial para futuras intervenções e pesquisas, abrindo caminho para a aplicação em larga escala e estudos de acompanhamento de longo prazo, com o objetivo de avaliar a generalização e a sustentabilidade dos resultados obtidos.
Origem: Link