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A tecnologia de Realidade Estendida (XR) surge como uma ferramenta promissora para o treinamento vocacional de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). Um estudo recente, através de uma meta-análise abrangente, investigou a eficácia dessas intervenções baseadas em XR, oferecendo um vislumbre do futuro do suporte ao emprego para essa população.

A meta-análise examinou 26 estudos, envolvendo 642 participantes, e revelou que as intervenções baseadas em XR demonstram um efeito geral médio significativo no aprimoramento de habilidades vocacionais. No entanto, a pesquisa aprofundou-se nas nuances, descobrindo que a eficácia varia dependendo das habilidades-alvo. Intervenções focadas em resultados de emprego em geral mostraram resultados menos expressivos em comparação com aquelas direcionadas a habilidades específicas, como habilidades técnicas, habilidades sociais e traços psicológicos adaptativos. Esse resultado sugere que a complexidade do emprego exige mais do que apenas o domínio de tarefas isoladas.

A conclusão do estudo reforça a necessidade de uma abordagem multifacetada para impulsionar o emprego de pessoas com TEA e DI. A otimização da tecnologia XR é crucial, mas deve ser combinada com políticas inclusivas e um suporte abrangente ao emprego. A simples aplicação da tecnologia não é suficiente; é preciso criar um ecossistema que promova a inclusão e ofereça o suporte necessário para que esses indivíduos alcancem seu potencial profissional. As habilidades sociais, a adaptabilidade e o apoio contínuo são elementos chave para o sucesso a longo prazo.

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